top of page

Precisamos falar sobre Jordhan Lessa!



Precisamos falar sobre Jordhan Lessa!


O individualismo exacerbado que existe em nossa sociedade faz com que nos afastemos cada vez mais das pessoas.


Caminhamos como se nada mais importasse, apenas a nossa vida é importante. Apenas nossos problemas são sérios e enorme.


Ah, se soubéssemos que, a cada dia, se faz mais necessário exercer a empatia!

Em busca de meu desenvolvimento espiritual, busco diariamente me conectar à todas as vidas que me rodeiam. Esta prática faz parte do exercício da empatia: Se conectar com o outro, colocar-se em seu lugar.


No entanto, lendo o livro do Jordhan eu pensei: Nossa! Estou longe de realmente me colocar no lugar do outro! Porque eu conheço o Jordhan, ouvi um pouco de sua história, sempre achei lindo o que ele faz e o que representa, porém, ele vai muito além disso. Que vida que esse homem trans lindo e iluminado tem! E eu não fazia ideia da profundidade disso até ler seu segundo livro, intitulado “Missão Vencer!”, publicado sob o selo da Editora Proverbo.


Outros ‘homens’ tentaram, de alguma forma, me tocar ou fazer com que eu os tocasse, por isso desenvolvi verdadeiro asco de qualquer aproximação e, às vezes, ficava muito embaraçado quando alguém dizia: “Vai lá, abraça o titio”, “Dá um beijo no titio”, O que foi, você não gosta do titio?
Ah... Se soubessem os monstros que eram esses “titios”!
Escutem as crianças!

Na obra o autor disserta um pouco sobre sua infância, juventude e início de vida adulta. Jordhan fez apenas uma pincelada, já que contou esta parte da história em sua primeira obra.


Claro que eu estou me coçando para ler! Alô Jordhan, salve sua leitora!


São tantas passagens fortes e dolorosas, que eu mal consigo escolher quais destacar! Preciso ter cuidado para não reproduzir todo o livro! Essa vontade existe, fato! Lendo sua história me peguei a pensar: Como existes seres tão vis? Pessoas tão desinformadas, maldosas, feias...


Como o Jordhan sofreu! Ele foi maltratado por aquela que deveria o proteger. Sua mãe o internou em um manicômio, em um reformatório, o humilhou e o abandonou à própria sorte, quando ainda era adolescente. Ele foi estuprado, engravidou, perdeu a guarda de seu filho para sua mãe, viveu na rua...


Consegue imaginar um a única pessoa passar por tudo isso?


Porém, e essa é a melhor parte, ele ressignificou toda a sua dor e seguiu seu caminho, com garra e determinação. O medo existia, claro! A lágrima também. Mas os sentimentos serviram de impulso! E este homem incrível segue em sua Missão Vencer!


Aos que buscam a readequação, a fazemos para adequar o nosso exterior com o nosso interior. Não buscamos a nossa realização no outro, e sim em nós mesmos, da mesma forma que tão somente nossas dores nos pertencem.

Em seu segundo livro, o autor conta como foi sua transição de gênero, inclusive legalmente, e de todos os desafios e surpresas que esta escolha trouxe para ele.

Não fazemos ideia, de fato, dos dissabores do preconceito, apenas que o vive pode trazer um pouco de luz a estes fatos, e o Jordhan faz isso de forma brilhante!


Entenda e procure não esquecer quando vir um de nós em situação de risco e, se puder, ajude. Nossa população trans é assassinada com requintes de crueldade pelo simples fato de ousarmos existir.

E é justamente por não fazermos ideia do que a população trans vive que eu escolhi o título “Precisamos falar sobre Jordhan”, a ideia é deixar claro para você, que me leu até aqui, que precisamos conhecer as histórias destas pessoas. Precisamos sair do nosso conforto e dividir o corte de suas carnes. Precisamos ter empatia e amor.


Eu li e...

Me apaixonei pela leitura!

Como ela é importante, essencial e urgente!

Leia este livro! E com urgência!


237 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


vera
vera
Feb 26, 2022

Vivemos em um mundo tão preconceituoso e intolerante, onde estamos vulneráveis a quaisquer tipo de violência, mas felizmente também encontramos pessoas iluminadas com Jordhan Lessa.

Através da leitura do seu livro, percebemos o quanto podemos ser forte e resiliente perante as adversidades e injustiças da vida. Além disso, o livro possui uma leitura instigante, motivadora e muito necessária.

Like

Que surpresa linda em momento tão conturbado, obrigado! 😎

Like

Não tá nada fácil viver nesse mundo, não é? Que jornada complexa e dolorida a do Jordhan. Ainda bem que ele é um guerreiro e conseguiu romper parte dos grilhões que o aprisionavam. A gente não tem mesmo muita noção do que acontece com os trans. A leitura de histórias como a dele é necessária. Vou anotar aqui. Parabéns pelo texto.

Like
bottom of page