A dona da Gaia

Roberta de Souza é jornalista responsável pela Gaia Assessoria de Comunicação, empresa especializada em cultura, com foco em literatura, desde 2015. Pela Gaia já passaram mais de uma dezena de livros dos mais diversos focos e temas. Porém, para esses, o sigilo foi fundamental. Fato é que, das nossas mãos, vimos nascer, de 2015 para cá, uma centena de publicações entre livros e jornais. 


Roberta também é umbandista, escritora e mãe. Trabalha no mercado editorial há quase 20 anos como Ghost Write, Copy e Preparadora de originais. 


Publicou o livro "Meninas de 30" (2013), a biografia "Morgana da Figueira" (2015) e seu livro de poemas, o “Cavador do Infinito” (julho de 2020). No fim de 2020 relançou o livro “Meninas de 30 (vol 1)” e lançou o “Meninas de 30 (vol 2)”. Em julho de 2021 lançou seu romance hot “Ella”.


Participou como coautora e coorganizadora de 5 antologias “O Perfume da Palavra” (Editora Muiraquitã). Participou como coautora da Coletânea “Essas Mulheres Maravilhosas e suas Histórias Inspiradoras”; organizou as Coletâneas “Esperança em Tempos de Pandemia” Volumes 1 e 2, ambas sob o selo da Editora Proverbo (2020/2021). Em 2021 participou também das Antologias “Hot? Tô Dentro!” Volumes 1 e 2, da Antologia “Pessoas como eu têm desejos ardentes” (Editora Serpentine), “É Amor que se Fala?” (SEVAI) e da Antologia “O Povo do Livro – Autores de Maricá Vol 2” (Editora Proverbo). 


Foi convidada para abrir o livro “Niterói em Fatos e Fotos” (DB Editora) com um poema especial sobre sua cidade natal. O livro, apresentado em edição de luxo, é assinado pelo fotógrafo Antônio Schumacher.


Participou da idealização e da organização final dos livros "Câncer de mama on the roda", (editora Muitaquita, 2017) e “Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição – 350 Anos” (DB Editora, 2021).

Foi homenageada com a Medalha comemorativa dos 200 anos da Câmara Municipal de Niterói. É idealizadora do site Balzaqueando. É membro número 002 da AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira). 


Escreveu em colunas literárias nos sites: Mix Cultural, Arca Literária, Mapa da Cultura, Balzaqueando e nos jornais Tanguá Notícias e Uniteroi. E hoje assina o blog Eu Li.


Instagram: @autora.robertadesouza

Roberta de S (1).jpeg